segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mostra Limite - Poéticas do Real

Nosso primeiro post (atrasado, mas aqui finalmente!), portanto achamos melhor explicar um pouco sobre como nasceu a Mostra. Somos alunos do sexto período do curso de Cinema e Vídeo da CineTv-PR/FAP, e a Mostra surgiu como um trabalho acadêmico da disciplina de Administração Cultural, que é orientada pela professora Joana Nin.

Considerando que metade dos longas brasileiros lançados nos últimos anos são documentários e que, entre os curtas metragens, a quantidade de documentários supera a de ficção, tal efervescência nos oferece a oportunidade de pensar especificamente sobre este tipo de  filme. Dentro desta mesma categoria, alguns filmes buscam renovar a linguagem documental, que são os chamados documentários experimentais. No entanto, os espaços de difusão audiovisual infelizmente não acompanham o constante aumento deste tipo de produção, e assim concluímos que este é um tema privilegiado para um evento acadêmico que propõe discutir novas linguagens cinematográficas e formas alternativas de exibição.

Levando em consideração nossos estudos sobre o documentário contemporâneo, nós identificamos uma carência de informação e de espaços que exibam documentários experimentais em Curitiba, ao contrário do que acontece em outros pólos mais consolidados, tais como Belo Horizonte e Recife, que têm mais acesso e, portanto, também um volume maior de produção. Tendo em conta que a diversidade de produção contribui, e muito, para o aumento da qualidade das obras saídas de determinados pólos, a Mostra Limite - Poéticas do Real visa não só a formação de público, mas também almeja fomentar a produção regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário