terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sinopse dos filmes

Na ordem de exibição:


PASSENGER
FRA/BRA | 5' | captação e finalização em vídeo digital | cor | 2007
Direção: Kika Nicolela.
Sinopse: gravado de dentro de um ônibus numa estrada de Paris, Passenger testemunha o efeito do anoitecer e da chuva sobre a paisagem. As cores e formas resultantes da combinação de luz e movimento evocam uma viagem única por uma terra imaginária.


NÃO HÁ NINGUÉM AQUI #1 #2 #3
SP | trilogia com duração total de 9' | captação e finalização em vídeo digital | cor | 2000-2001
Direção: Wagner Morales.
Sinopse | Não há ninguém aqui #1 | Pedro, um personagem masculino fictício, publica um anúncio nos classificados sentimentais de um grande jornal de São Paulo. Ele procura uma mulher. As mulheres respondem ao anúncio. Elas também procuram alguém. Elas deixam mensagens da caixa postal de Pedro à espera de uma resposta. O som gravado dessas mensagens serviu de roteiro para as imagens vistas nesse trabalho.
Sinopse | Não há ninguém aqui #2 | aqui, o vetor se inverte: o personagem que vemos na tela é real, trata-se de Morales, o próprio autor do vídeo. As mensagens que ouvimos não respondem à incerteza de um anúncio de jornal, elas têm endereço certo, elas conhecem o seu destinatário: é ele que vemos sendo enquadrado pela câmera.
Sinopse | Não há ninguém aqui #3 | terceiro vídeo da trilogia. Aqui, a câmera apenas move-se em seu próprio eixo. Não há deslocamentos, não há movimento no espaço. O carro e a cidade dão lugar aos ambientes domésticos, modorrendos, enclausurados.


TEORIA DA PAISAGEM
EUA/BRA | 4'16 | captação e finalização em vídeo digital | cor | 2005
Direção: Roberto Bellini.
Sinopse: um diálogo e uma paisagem. Um breve discurso sobre a possibilidade da contemplação, a política do olhar e a autoridade.


ENSAIO PARA UM VÍDEO VIGILÂNCIA
PR | 5'40 | captação e finalização em vídeo digital | cor | 2009
Direção: Arthur Tuoto.
Sinopse: um breve ensaio sobre a vigilância e a política da contemplação.


MAN.ROAD.RIVER
MG | 10' | captação e finalização em vídeo digital | cor | 2004
Direção: Marcellvs L.
Sinopse: a cheia de um rio, que toma parte de uma estrada e interrompe o fluxo normal de pessoas e automóveis, dá motivo a esse poema visual. Um retrato do cruzamento de vias e vidas e da força da natureza sobre a artificialidade.


OCIDENTE
PE | 7' | captação em vídeo digital | finalização em 35mm | cor | 2008
Direção: Leonardo Sette.
Sinopse: um casal em viagem.


VISIONÁRIOS
PR | 15' | captação e finalização em 35mm | cor | 2002
Direção: Fernando Severo.
Sinopse: documentário sobre os últimos vestígios de dois santuários construídos por pequenos agricultores no norte do Paraná. Um deles tem inspiração budista e o outro surgiu para abrigar possíveis sobreviventes do apocalipse.


OSÓRIO
PR | 12' | captação em vídeo digital | finalização em 35mm | cor | 2008
Direção: Heloisa Passos, Tina Hardy.
Sinopse: nasceu em 1874, é Praça General Osório desde 1879. Seu relógio marca a hora oficial da cidade de Curitiba, capital do Paraná, Brasil. A praça em movimento, a proximidade e a distância entre as pessoas. Uma evocação ao fato de que cada um pode ser notável.


DORMENTE
SP | 15' | captação em vídeo digital | finalização em 35mm | cor | 2005
Direção: Joel Pizzini.
Sinopse: um filmensaio que versa sobre os espaços de passagem, elegendo a estação de trem e a ferrovia como ambientes emblemáticos desse fenômeno contemporâneo, tão certeiramente denominado "não-lugar" por Marc Augé.


REGARD EDGAR
estréia
MG | 7' | captação e finalização em vídeo digital | cor | 2010
Direção: Joel Pizzini, Gustavo Jardim, Emilio Gallo.
Sinopse: filme manifesto em defesa do antigo Cine Edgar, de Catuaguases, Minas Gerais, onde o cineasta Humberto Mauro iniciou-se, e que hoje encontra-se ameaçado de fechar suas portas. Uma inter-invenção pública, que acrescenta o sobrenome Brazil ao Cine Edgar, homenageando assim também o fotógrafo Edgar Brazil, que através de um plano sequência, "revisita" com o mestre Mauro a sala mítica do Ciclo de Cataguases.


A ALMA DO OSSO
MG | 74' | captação em vídeo digital e super-8 | cor | 2004
Direção: Cao Guimarães.
Sinopse: A Alma do Osso revela, pouco a pouco, a existência aparentemente isolada de Dominguinhos, 72 anos, um ermitão que vive numa caverna encravada numa montanha de pedra. O filme constrói-se com longos silêncios onde o ermitão executa as tarefas do dia a dia, como cozinhar e limpar, e com imagens que vão para além do seu território. Ao final descobrimos que na vida do ermitão o silêncio é o lugar comum, o estado normal em que o tempo passa. A fala é o estado de exceção.

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